PASTORAL SOCIAL VISITA FUNDAÇÃO


Momento da Celebração da Palavra
A pastoral social, na sua dimensão sociotransformadora, linha 6, da ação evangelizadora da Igreja no Brasil tem por objetivo dentre outros a promoção humana. Os agentes desta pastoral, em Chalé, vem fazendo um trabalho com os interessados, ensinando-os artesanato, pinturas, bordados.
No dia 24 de janeiro de 2012, a equipe  foi visitar pessoas da terceira idade e/ou com necessidades especiais, onde estão  sendo acolhidos, na  Fundação Cristiano Alexandre Fulanete, em Chalé-MG. 
A meta desta visita era levar para os internos, atividades envolvendo o emocional, social , psiquico e acima de tudo o afetivo. Os agentes conversaram, brincaram, montaram um salão de beleza  e proporcionou, naquele dia, serviços de: manicure, pedicure, arranjaram os cabelos  das idosas, fizeram maquiagem, pintura.   Muitas fotos foram tiradas para registrar todos os momentos, e compor o portifólio da pastoral.
Mãos que compartilham vivem melhor.

Ao final da visita fizeram sorteios,  e a celebração da Palavra em ação de graças com músicas para animar. Em um  momento da celebração, um dos internos, pediu a palavra e fez o seguinte depoimento: "quando tinha 18 anos... estava sofrendo de um problema na perna. O médico disse que teria que cortar uma das pernas. Com muita fé pedi a Nossa Senhora que intercedesse por mim... e Deus atendeu minhas preces e a minha perna foi curada"... Este depoimento mostra a força da fé.
A visita terminou e os agentes voltaram para suas casas com a sensação de dever cumprido, pois pensaram em  levar aquilo que achavam ser o melhor, de cada um, e receberam dos "velhinhos" muito mais que ofereceram. Vale pensar: "mãos que trabalham unidas  transformam corações!" Deus conta com cada um de nós! (notícia e fotos registrados por Lúcia Ambrósio Pereira Alvim - agente da pastoral social).
 
Reflexão do dia:
Em Mt 25,35-36: “a caridade abre-se, por sua natureza, ao serviço universal, frutificando no compromisso de um amor ativo e concreto a cada ser humano”. E mais, “se verdadeiramente partimos da contemplação de Cristo, devemos saber vê-lo sobretudo no rosto daqueles com quem ele mesmo se quis identificar” (NMI, nº 49).



Exposição dos trabalhos feitos pelos idosos. Ao lado dos idosos estão Solange Spínola e Maria Raposo de Freitas.






Oficina de pintura.
Na foto aparecem as agentes Neuza Souza, Lúcia Ambrósio e Vanda Maria Ambrósio.