Tema: "Fraternidade e saúde pública",
Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!"
(Cf. Eclo, 38,8)
Fonte: Portal Kairos
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade, durante o período quaresmal, tempo de conversão, que tem por finalidade discutir um assunto transversal e concreto que envolve toda sociedade brasileira. Buscando nesta discussão uma solução para o mesmo.
A abertura se dá na quarta-feira de cinzas e se estende por toda quaresma. A igreja sempre celebrou a quaresma, nos 40 dias que antecedem a Páscoa. Nestes dias, os católicos, se recolhem na espiritualidade, para a escuta da Palavra, com oração, jejum, prática da caridade. A abstnência de carne se faz na quarta-feira de cinzas e sexta-feira da paixão. A penitência que muitos fazem, neste tempo de quaresma, fortifica o corpo, o espírito e a mente. Quando se faz de coração sincero. A graça fortalece. Quando Jesus inicia a sua vida pública ele anuncia: Convertei-vos e crede no Evangelho.
Com este convite de conversão, é preciso que haja mudanças de mentalidade, de atitudes, vivência. A CF ano nos ensina que a abstnência de alguns alimentos pode favorecer nossa saúde. A economia que se faz ao jejuar pode ser destinada aos necessitados.A abertura se dá na quarta-feira de cinzas e se estende por toda quaresma. A igreja sempre celebrou a quaresma, nos 40 dias que antecedem a Páscoa. Nestes dias, os católicos, se recolhem na espiritualidade, para a escuta da Palavra, com oração, jejum, prática da caridade. A abstnência de carne se faz na quarta-feira de cinzas e sexta-feira da paixão. A penitência que muitos fazem, neste tempo de quaresma, fortifica o corpo, o espírito e a mente. Quando se faz de coração sincero. A graça fortalece. Quando Jesus inicia a sua vida pública ele anuncia: Convertei-vos e crede no Evangelho.
O tema de 2012: “FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA”. O Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!" Leva-nos a pensar que não basta uma conversão pessoal se esta não nos levar a uma conversão comunitária ou social. Amar o outro significa respeitá-lo na convivência. Uma convivência com qualidade de vida e dignidade para todos. Jesus disse: Eu vim para que todos tenham vida. E vida em abundância. O convite é para rezarmos contritamente, durante 40 dias, refletindo a Palavra e observando os problemas sociais. Numa busca por uma melhor condição de vida para todos. Assim poderemos celebrar a Páscoa com sorriso e alegria de viver. Reviver a ressurreição de Jesus.
O Padre Éder na homilia de hoje, nesta quarta-feira de cinzas, reforçou estas palavras. E acrescentou que devemos sempre pensar naquilo que Jesus disse: Eu vim para que todos tenham vida. Que todos tenham vida plenamente. Temos uma proposta de vida. Na quaresma temos a oportunidade de fazer jejum, oração e esmola. Práticas que fazem bem ao espírito; São estes três momentos o de jejum, oração e esmola que nos torna mais próximos de Deus e nos faz enxergar as necessidades do outro. A oração, no recolhimento, num pedido a Deus, ajuda-nos a vencer as nossas dificuldades no cotidiano. Nos faz estabelecer o equilíbrio com nós mesmos e com a natureza. Deus escuta as nossas preces. Se você faz penitência, faz orações, busca uma verdadeira espiritualidade. Neste estágio, você é capaz de ver as necessidades do outro e promove assim o terceiro momento: o da caridade.
Deus nos ajude com a sua graça a vivermos estes dias que nos preparam para a Festa da Ressurreição do Senhor.
Ler mais