Mês de outubro - mês das missões

Na paróquia o início do mês foi marcado pela novena em honra à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A equipe de liturgia, de cântico, estiveram atuantes todos os dias. Muita devoção àquela que deu a luz ao filho de Deus. Foi ela quem primeiro o glorificou. A novena tem em seu ritual vários momentos importantes: 1º) a entronização da imagem para que lembremos da mãe, da mulher profeta, da mulher de muita fé. 2º ) a entronizaao da Palavra de Deus, um convite há mais uma reflexão de que tudo o que fazemos está sob à luz da Palavra. A Bíblia é o foco que todas as pastorais e grupos e movimentos da igreja carólica deve colocar em suas ações. 3º) A procissão de alimentos com o significado para nós cristãos que a exemplo das comunidades primitivas dividiam os seus bens com alegria. Um outro sentido é refletirmos sobre os nossos irmãos que passam fome no mundo. Atualmente uma pessoa em cada grupo de sete passa fome no mundo segundo é divulgado pelas pesquisas de organismos para este fim da ONU. Uma das piores formas de escravidão é a fome. E se o cristão luta pela libertação, como Maria profetiza em seu cântico  Magnificat, é necessário que sejamos mais solidários com os nossos irmãos menos favorecidos economicamente. Os alimentos recolhidos foram divididos entre aqueles que necessitam, em nossa comunidade.
4º) A procissão das flores, cada participante da novena oferece à Maria uma flor natural e que representa a beleza e a força do amor. Assim como aquele jovem que com uma flor parou vários tanques de guerra, na praça hoje conhecida como "praça da paz celestial", em junho de 1989 em Pequim na China, assim deve ser a força do nosso amor. E assim como este testemhunho da força do amor atravessa gerações também as nossas pastorais deve agir em nossas comunidades: com muito amor.
A culminância desta novena foi a celebração eucarística em Areia Branca, comunidade de Nossa Senhora de Aparecida. Os romeiros vindos das dez outras comunidades de nossa paróquia foram à pé até a capela, para a missa as 7h. Houve confraternização, mesa com um café da manhã bem gostoso. São mais de 6 km de caminhada, um ato de fé, marcando assim o início do Ano da Fé, aberto pelo papa Bento XVI no dia 11 de outubro e que terminará em 2013. Um ano para rememorar e praticar bem a espiritualidade e os atos de fé dos católicos do mundo inteiro.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!