
Padre Antônio Feliciano acolhe com carinho a comunidade de São João Batista no 1º dia da novena. Foto: Lúcia Alvim.
"Toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem."
( Beato João Paulo II )
![]() |
Padre Antônio Feliciano acolhe com carinho a comunidade de São João Batista no 1º dia da novena. Foto: Lúcia Alvim. |
"Toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem."
( Beato João Paulo II )
Tema: Ano da Fé
Lema: “Bendita é aquela que acreditou” (Lc 1, 45).
1º Dia: 07/08/13 4ª-feira às 19h
Comunidade São João Batista
“Diante disso, Jesus lhe disse: ‘Mulher, grande é tua fé! Seja feito como tu queres!” (Mt 15, 28).
Padre Antônio Feliciano – Paróquia Santo Antônio, Ipanema-MG
Liturgia do dia
Leitura (Números 13,1-2.25-14,1.26-30.34-35
Salmo responsorial 105/106
Lembrai-vos de nós, ó Senhor,
segundo o amor para com vosso povo!
Evangelho (Mateus 15,21-28)
Comentário ao Evangelho
Padre Feliciano diz que a palavra-chave da liturgia de hoje: a Fé. Não ao preconceito. Fez, em sua homilia, uma retrospectiva do passado, no AT e do evangelho, no NT e contextualiza para os dias atuais o que foi lido, nas citações acima, da liturgia diária, e finaliza comentando sobre a frase do dia, desta novena, que fala de uma mulher forte, cuja força nos remete a outra mulher, Maria, e que é aqui nesta paróquia, é representada por Nossa Senhora do Amparo.
No início de sua fala, padre Feliciano comenta sobre a fé dos pagãos, judeus no início da evangelização. E como aqueles cristãos que eram proveniente dos judeus tinham preconceitos em aceitar os pagãos e a sua cultura. Os judeus achavam que os pagãos não teriam lugar no Reino de Deus. A partir deste raciocínio, o padre nos levou a compreender da importância de estarmos sempre abertos para o outro e assim como Jesus fez, possamos também nós, não praticarmos qualquer tipo de exclusão por palavras e ações. A figura da mulher cananéia, que era pagã, uma mulher que não desanimou diante das negativas dos discípulos, de Jesus. Ela muito insistiu no seu pedido em favor de sua filha e da sua cura, que segundo a mãe estava atromentada por um demônio.Com a insistência no pedido, a gritaria, a irritação da mulher cananeia fizeram a diferença e mudança de atitudes de Cristo e seus discípulos e serviria de exemplo para toda a comunidade daquela época e dos dias atuais. A mulher cananeia do 1º dia desta novena:
“Diante disso, Jesus lhe disse: ‘Mulher, grande é tua fé! Seja feito como tu queres!” (Mt 15, 28).
A personagem principal desta passagem e Jesus diz: Mulher, grande é tua fé!
E assim Maria, bendita entre as mulheres, também tinha muita fé e teve papel importante na história da salvação...
Ao final da missa padre Agnel Martins Alves, anfitrião, agradeceu a presença do padre Antônio Feliciano e da comunidade São João Batista.
Mensagem de agradecimento

Padre Antônio Feliciano
Obrigado por sua presença na festa de 85 anos ...
Ao proclamar Palavra de Deus a todos/as que vivem em comunidades sempre o faz com convicção. A nossa paróquia o recebe com carinho neste dia de festa. Agradecemos por este serviço de doação no exercício de sua vocação e nos ensina, a partir dela, que a devoção cristã deve ser praticada de modos diferentes com espiritualidade e ação e como dizia o Papa Francisco em sua recente visita ao Brasil:
““Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Jesus responde que aqueles que O seguirem terão “muitas coisas boas”, mas sofrerão “perseguições”. Para Francisco, o seguimento de Jesus não deve ser motivado por interesses pessoais ou materiais.”
O Papa Francisco afirmou que o seguimento e o anúncio de Jesus não significam fazer carreira. Segundo ele, seguir Jesus não confere maior poder, porque o Seu caminho é o da Cruz.
Obrigado por participar da festa de nossa padroeira em Chalé.
Que Nossa Senhora do Amparo, o ampare e interceda junto ao Pai, somando-se aos nossos pedidos de bênçãos para que por onde passares deixes a marca de Jesus Cristo, em suas palavras e ações.
Uma homenagem dos fieis católicos do município. 07/08/13
Paroquianos de Chalé-MG
07 de agosto de 2013
Comentário sobre o que disse o papa, numa reunião com os bispos na JMJ no Rio em julho de 2013, relatado acima :
Serve para mim, pra você, para nós cristãos em que a partir do momento que divulgamos a palavra de Deus é Cristo o centro de tudo. Não cabe busca de poder, de notoriedade, de luxo. O que vemos em diversos setores da igreja católica e também de cristãos de outras denominações. O que dizer de cantores gospel que numa exuberante apresentação pessoal, de voz, de arranjos musicais... estão divulgando Jesus Cristo? Pensemos nisso. (Por Sílvia Müller)