4º dia da novena

O dia 10 de agosto, 4º Dia da novena, a comunidade de São José ficou responsável pela liturgia da celebração e o tema do dia: “Com alegria e júbilo deu à luz o seu filho primogênito, mantendo intacta sua virgindade” (cf. Lc 2, 6-7). E para presidir a celebração Eucarística esteve presente o Padre Geziel José – Paróquias de Vermelho Novo e Vermelho Velho - MG.
Liturgia da Palavra:
Leitura (2 Coríntios 9,6-10)
Salmo responsorial 111/112
Feliz o homem caridoso e prestativo.
Evangelho (João 12,24-26)
Santo do Dia / Comemoração (SÃO LOURENÇO)
A homilia do padre Geziel
No início de sua homilia padre Geziel indaga â assembleia quem é produtor de café? Quem já vendeu todo café? E quem ainda está na fase de preparação do mesmo? (pausa para manisfestação do povo com gestos) em seguida padre Geziel observa em sua paróquia que na época da colheita de café a igreja se esvazia[...] e  diz: " se a gente vem para igreja para participar e estamos preocupados com o que ficou lá. È porque lá ficou o nosso tesouro. E a Bíblia, na Palavra de Deus, nos diz que é para construirmos o tesouro nos céus. Mas isso é para nos lembrarmos do santo de hoje São Lourenço. Ele fazia o trabalho de caridade que é próprio dos diáconos." (Significado de diácono: no grau inferior da hierarquia encontram-se os diáconos. São-lhes impostas as mãos "não para o sacerdócio, mas para o serviço". Para a ordenação ao diaconado, só o Bispo impõe as mãos, significando assim que O diácono está especialmente ligado ao Bispo nas tarefas de sua "diaconia". Os diáconos são ministros ordenados para as tarefas de serviço da Igreja, não recebem o sacerdócio ministerial,tarefas que devem cumprir sob a autoridade pastoral de seu Bispo. Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/diácono/).
[...] A dimensão da caridade diaconia sem nos esquecermos que todos somos diáconos. Especialmente como padres não deixamos de ser diáconos, mas especificamente o trabalho de diácono de serviço de caridade que a Bílblia resume  em atender aos órfãos, estrangeiros e viúvas  representando toda classe de marginalizados. É claro que nos dias atuais podemos estender para outras categorias de excluídos e menos favorecidos economicamente  [...]" E São Lourenço praticava  a caridade de forma muito bonita, dividia, partilhava e isso incomodava. Provocou nas pessoas o desejo de prenderem São Lourenço e para arrancarem de São Lourenço de onde vinha aquele tesouro que ele ajuntara e  que dividia entre as pessoas. O comentário inicial da Liturgia de hoje Diz assim que São Lourenço chamou as pessoas e apresentou os pobres como sendo o seu maior tesouro [...] Eles ficam irritados e matam São Lourenço, e São Lourenço com esta atitude se torna  uma testemunha de fé com seu sangue derramado [...]  E daí devemos responder onde está o nosso tesouro? E não esquecendo de que onde está o nosso tesouro aí está também o nosso coração. E São Lourenço Lourenço nos mostra onde está o nosso tesouro e Jesus Cristo nos diz, que o nosso tesouro deve ser construído no céu, a partir de nossas ações aqui na terra.
A primeira leitura de hoje, o apóstolo Paulo vem provocar uma nova experiência que nós chamamos de dízimo, pois na época dos judeus era uma regra de que o dízimo deveria ser para os pobres. E até a época do apóstolo Paulo não se tinha um ensinamento que o cristão deveria contribuir, ser um dizimista, para participar ativamente da comunidade. Não se tinha uma orientação do gesto de gratidão por parte do cristão. O apóstolo Paulo então ensina como ser ser o dizimista aquele que nasce do coração. 
E o mais importante ele nos ensina que Deus é poderoso e cumulará de bênçãos àqueles que contribuem e participam com generosidade e coração aberto. Com reconhecimento que o que temos pertence a Deus e o gesto deste reconhecimento de que pertencemos a uma comunidade a qual estamos inseridos. Lembrando que a igreja não é nossa, nós somos os membros mas, a igreja é de Cristo. Quando devolvemos à igreja, com o dízimo estamos devolvendo a Deus e colaborando com a evangelização, a pregação da Palavra, que é o próprio Jesus. Você que é dizimista saiba que este gesto é muito mais que um gesto de gratidão a Deus é uma participação ativa na comunidade. São Lourenço fez isso a partir do serviço, da caridade, trabalhando incansavelmente edistribuindo o que tinha com os pobres [...] Nós pertecemos à igreja... e qual é a nossa reposta vocacional ao chamado de Deus? [...] Vocacionados somos todos nós batizados chamados a divulgar e espalhar a Palavra de Deus. As quatro dimensões vocacionadas da igreja: ordenada, ordenada, familiar, leiga. A igreja não vive sem nenhuma destas dimensões [...]
No final da sua homilia, padre Geziel disse que visitou a disocese de Três Lagoas/MS e disse que em uma das missas que assistiu alguem da assembleia indagou por que a Diocese de Caratinga, formada por tantos leigos, 86 cacerdotes e outros vocacionados, tem tantos padres jovens e por que Deus não chama aqui também? E o bispo respondeu: Deus chama aqui e em outros lugar também... é que precisamos parar para ouvir e responder o chamado de Deus.
Vamos ter mais atenção aos chamados para todas as dimensões das vocações... quantas pessoas não tem vocação para o casamento e se casam... aí não dá certo. O mesmo vale para a vocaçao religiosa, sacerdotal. É preciso preparação e reflexão antes de dar o SIM.
Em seguida padre Geziel falou de Maria, e o seu SIM, falou da polêmica se Maria teve ou não mais filhos. A igreja nos ensina que Maria só teve Jesus. Duvidar que Maria era virgem é duvidar do próprio Jesus, e de Deus. Jesus só tem sentido por ter vindo de Maria e do Espírito Santo. ´Padre Geziel descreveu por exemplos os vários tipos de amor, o amor ágape, o amor eros, e o amor que vem de irmãos.
Maria foi uma vocacionada, pois se preparou para dizer o seu SIM, com consciência sobre a sua missão de vocacionda. Assim a todas as vocações todos devemos nos preparar para que sejamos felizes em nossas escolhas e depois chegarmos ao final de cada escolha. Vamos rezar que Deus chame santas vocações para o matrimônio. Qualquer discórdia será motivo de separação. Rezemos por todas as vocações!
Vcocação precisar ser preparada e responder com qualidade!
Assim como Maria respondeu seu sim e assim participou da família sagrada. A família exemplo até os dias atuais.