Páginas
- Início
- Comunidades
- Pastorais
- História - atualizada em 2021
- O pároco atual
- História resumo
- Fé e política
- site
- Contato
- A arte de viver em paz
- Ecumenismo e Diversidade.
- Projeto dos grandes e projeto dos pequenos
- Artigos
- DGAE
- Fotos do curso
- Liturgia Curso
- 90 anos
- 100 anos da Comunidade Penha Coco
- 90 anos de paróquia
CARNAVAL: uma reflexão
É um período oportuno de estar com Jesus, em oração, em comunhão de fé com os irmãos.
No horto das oliveiras, Jesus fez uma queixa a seus discípulos: vós não conseguis vigiar nem uma hora se quer comigo.
Agente parabeniza tantas pessoas que fazem esta opção de passar o Carnaval na presença de Deus. Em oração por aqueles que fizeram a opção de viver o carnaval da maneira que a mídia propõe. Parabéns aos intercessores, pessoas de boa vontade que estão vigilantes em favor de tantos para que não vacilem. Certamente somos felizes vivendo este período na presença do Senhor: “fiquem sempre alegres no Senhor” (Filipenses 4, 4).
É momento de pedir a Deus por aqueles que arriscam a vida no período de carnaval. Muitos dirigem em alta velocidade, embriagados, distraídos. A vida quer viver e é preciso cuidado e conscientização. A tendência humana é superar limites, viver tensões sob adrenalina. Quantas prostituições, quantas DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis) advindas de momentos de distração de inconsciência. Os pais, quando os filhos saem de casa, esperam recebê-los de volta. Em muitos lares os pais ficam em vigília na espera dos filhos. Quando os filhos estão num ambiente mais sadio, como uma casa de retiro, os pais dormem sossegados.
Um texto bíblico proposto como estímulo pode ser 1Pd 5, 8-11 no qual a Palavra de Deus nos recomenda a sobriedade e a vigilância em todos os momentos da vida. Deus não abandona aqueles que permanecem firmes na fé.
Por padre Agnel Martins Alves