Segundo dia da novena

Com Pe Agnel e Pe Ronaldo Patrício de Freitas
Comunidade de Santa Efigênia de Santaninha -Chalé MG 

Tema do dia: 

Luz que arde e ilumina: a família que educa na fé. 

Diga não ao bullying!

EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
16 24 Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á.
26 Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?
27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras.
28 Em verdade vos declaro: muitos destes que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o Filho do Homem voltar na majestade de seu Reino".
Palavra da Salvação. 

Comentário

SAIR DE SI MESMO E IR AO ENCONTRO DO OUTRO
A exigência para sermos cristãos e de seguir Jesus é a saída de si mesmo e de encarar a cruz, resultante desta opção. A vocação para a família, ser pai, ser mãe, ser filho encaixa perfeitamente nesta condição de discípulos missionários. Formar uma família com responsabilidade exige muito de cada membro da família.
E quanto maior o amor entre os pares maior é a felicidade e a paz de cada um. E é para a vida em plenitude que viemos ao mundo.

A renúncia de si mesmo, por outro lado, dá ao discípulo  condições de acolher a Palavra de Jesus, no contexto maior e não o de satisfazer os próprios desejos sem egoísmos ou comodismos. A cruz que assumimos quando e que é sinal dos sofrimentos vencidos pela nossa fidelidade ao Reino. Por Jesus que reconhecemos nossa vocação e por ele assumimos toda a responsabilidade que esta missão nos impõe de ser pai, mãe, filhos.
Outras cruzes que assumimos em comunidade: ver o sofrimento dos outros e assumi-los como se fosse seu. O que tem feito quando vê alguém sendo xingado e covardemente humilhado entre outros irmãos que assistem tudo na inércia?

"O discípulo aprende e percebe que é a sua própria salvação que está em jogo. No evangelho de hoje Jesus nos alerta: quem pretende desviar-se da cruz, pensando, assim, poder salvar-se, coloca-se no caminho da condenação; quem, pelo contrário, enfrenta a cruz por causa de Jesus, encontrará a salvação. Por conseguinte, a sabedoria do discipulado passa pela cruz." (afirma Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado http://www.catolicoorante.com.br/liturgia_diaria.php?dia=8)