11 de fevereiro- Dia mundial do enfermo: Abra-te à restauração!

Receber os óleos sacramentais e as bênçãos do padre Agnel, na missa do dia 08,  para se ter uma boa saúde e/ou conservá-la. Abrindo o coração para Jesus e restaurando o nosso poder de viver a vida em plenitude e com qualidade.
Oração pela saúde: Deus, Pai santo e nosso criador, entregastes à humanidade a natureza toda para que dela cuidemo, e dela nos sustentemos... Senhor, vinde ao encontro de nossas fraquezas, reanimar os desanimados e consolai os tristes. Por Cristo Nosso Senhor. Amém (bênção dada aos fieis pelo padre Agnel Alves no domingo passado) Que Deus nos abençoe!

 Homilia do 5º Domingo Comum e missa do dízimo (08.02.15) 
Por Sílvia Müller (excertos da fala do padre Agnel Martins Alves na missa)
Jesus, no evangelho acima, cura a sogra de Pedro, e coloca-se a serviço. Exemplificando o modo de evangelizar fazendo, transformando e não só falando. Outro serviço exemplificado na pregação de Jesus é a oração que devemos também imitar, uns orando pelos outros. A oração é a condição para a salvação do corpo e da alma. Paulo procura viver o evangelho com a sua vida e missão e nos convida a fazer o mesmo. Perdemos a força evangelizadora quando deixamos de nos comportar como cristãos no nosso dia a dia. Por isso, a igreja nos propõe como obrigação cinco mandamentos. Vamos relembrá-los um a um:
1 – Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho
Os fiéis devem santificar o domingo, o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor, e os dias de festas no ano litúrgico, o dia da santíssima Virgem Maria e dos santos. Não só participando da celebração eucarística, nestes dias, mas também se abstendo de trabalhos e negócios que possam impedir tal santificação desses dias (Código de Direito Canônico-CDC , cân. 1246-1248) (§2042).

Os Dias Santos e com obrigação de participar da missa: o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania (domingo no Brasil), da Ascensão (domingo) e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), de Santa Maria, Mãe de Deus (1º de janeiro), de sua Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Assunção (domingo), de São José (19 de março), dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (domingo), e por fim, de Todos os Santos (domingo)” (CDC, cân. 1246,1; n. 2043 após nota 252) (§2177). Veja também no catecismo da Igreja católica.

2 - Confessar-se ao menos uma vez por ano
O padre Agnel afirmou que se deve confessar pelo menos uma vez por ano. Significando que havendo necessidade pode ser mais vezes. Mas, nada com exagero pois, se deve confiar na infinita misericórdia de Deus. E que Deus sempre nos perdoa! O arrependimento deve ser de verdade e o compromisso de não repetir o mesmo erro. 
A confissão nos assegura a preparação para a Eucaristia. Não havendo os impedimentos que estão prescritos na doutrina da Igreja.

3 - Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição
Padre Agnel afirmou que é muito pouco comungar ao menos uma vez ao ano. A Igreja recomenda (não obriga) a comunhão diária.

4 - Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja
O jejum deve ser feito na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

O jejum consiste em deixarmos de fazer ou comer o que cotidianamente estamos mais acostumados e sempre acompanhada de uma atitude de caridade.

5 - Ajudar a Igreja em suas necessidades
A Igreja orienta para os fieis para ajudarem nas necessidades materiais da Igreja, que pode ser com ofertas ou o dízimo. Que seja cada um conforme as próprias possibilidades.

O dízimo é questão de fé. Esta ajuda às necessidades da Igreja, nas dimensões sociais, religiosas, missionárias podem ser dada na paróquia.

Então, voltando ao tema "saúde" para que tenhamos uma boa saúde do corpo e da alma, reflitamos:
Para a saúde do corpo devemos seguir preceitos seja ele um guia do médico, uma dieta, atividades físicas e que nos elevam o espírito (orações). Ou
Para o espírito (alma) os mandamentos da Igreja. Eles são um norte para garantia de espiritualidade.
Garantia de saúde do corpo e da alma é acima de tudo seguirmos os exemplos de Jesus. É sermos discípulos missionários de Jesus. Jesus com seus gestos curava os corpos e com a sua pregação curava as almas... Pensemos nisso!

Abramos o nosso coração à restauração!