Domingo de Pentecostes: homilia de Dom Emanuel na matriz Nossa Senhora do Amparo, em Chalé

Momento da confirmação do batismo, da profissão de fé em Cristo, na Igreja católica apostólica romana por todos os fieis e pelos jovens que sendo crismados por Dom Emanuel no dia 24 de maio de 2015, em Chalé-MG.
Leituras do dia: At 2, 1-11; Sl 103; 1 Cor 12, 3b-7.12-13;  Jo 20, 19-23
“Queridos irmãos e irmãs, neste domingo estamos celebrando a festa muito bonita, a festa do pentecostes, a festa da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, a festa da qual nós podemos dizer que iniciou-se  a Igreja com a pregação dos apóstolos. O Espírito Santo é Deus é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Quando nós formos fazer o nome do Pai  para começarmos uma oração,  saibamos que este gesto já é uma oração ao dizermos: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.” (O bispo, Dom Emanuel, com gestos faz o sinal da cruz e explicando como se faz o sinal, na testa, no peito e de cada lado dos ombros sem se preocupar com direita e/ou esquerda. É espontâneo o gesto).
E continua o sermão: “ Estamos professando a fé, que o nosso Deus é puro e trino. Puro na divindade e trino nas pessoas. As pessoas não são diferentes, mas são distintas. Um é o Pai, outro o Filho e o outro, o Espírito Santo. Então  nós rezamos o nome do Pai, um sinal da unidade e fazemos o sinal da cruz lembrando que a nossa salvação não vem daquilo que nós fazemos mas do que  Jesus fez por nós. E o que nós fazemos rezando, rezando... novenas, celebrando, rezando o terço...  fazendo a caridade... é expressão  do amor de Deus que foi colocado em nosso coração. Por que  Jesus deu a vida por nós. Jesus nos resgatou... da morte. Vivemos desta força nova, dada pelo Espírito Santo. Esta força que vem através do batismo e também através da Crisma. No batismo no sentido de pertença a este corpo, que é a Igreja, cuja cabeça é o Cristo.  E na crisma como um compromisso com este corpo para ser um membro ativo na Igreja...É a festa do Espírito Santo.”  (Neste momento o bispo nos chama a atenção para alguns momentos na liturgia quando terminamos as orações... dizemos na unidade do Espírito Santo...afirmou que o Espírito Santo é o princípio de unidade).
Continua a homilia dizendo que quem não tem o Espírito Santo vive na divergência em seu coração, dando o contra. Dando lugar à falta de perdão, ao ódio, quem sabe falando mal do próximo, falando mal do vizinho. Para estes todo mundo tem defeito. Para àqueles que vivem em comunhão com o Espírito Santo vai viver ajudando, vai viver fazendo o bem, falando o bem. Vai descobrir que todo mundo tem defeitos , mas, também tem qualidades.Então celebrar a festa do Espírito Santo não é apenas fazer memória de Pentecostes que aconteceu no início da Igreja. Pentecostes acontece, todo mês, quando o bispo celebra o sacramento da Crisma. Nós ouvimos duas leituras falando sobre a vinda do Espírito Santo. Mas, elas são diferentes... Porque cada autor sagrado escreve dentro de uma perspectiva. O evangelista São Lucas, o terceiro livro do segundo testamento. São Lucas escreveu também o livro dos Atos dos Apóstolos. A primeira leitura de hoje, dos Atos dos Apóstolos: o que São Lucas estava pensando quando a escreveu? Ele estava pensando no novo povo de Deus. E pensar no novo povo de Deus ele descreveu a vinda do Espírito Santo como a que aconteceu na formação do primeiro povo de Deus. Ou seja, os judeus, diante do Monte Sinai, quando Moisés entregou a lei para o povo de Deus. São Lucas quer mostrar que agora nós somos o novo povo de Deus e não mais regidos pela lei de Moisés e sim pela força do Espírito Santo de Deus. Nós somos um povo unido. Nós somos um povo que vivemos aquilo que está dentro do nosso coração e que foi colocado pelo Espírito Santo de Deus. Vivemos o tempo de realização das promessas que foram anunciadas no primeiro testamento. Vivemos o tempo do segundo testamento. Falamos agora primeiro testamento e segundo testamento e não mais antigo testamento e novo testamento para a gente não ferir a sensibilidade dos judeus. Falar antigo testamento (antigo parece coisa velha, diz Dom Emanuel em tom de brincadeira).
O primeiro testamento e o novo testamento, uma nova aliança, no sangue de Jesus.
São Lucas está narrando nesta perspectiva por isso havia ruído, barulho, como havia lá no Monte Sinai. As línguas de fogo também são símbolos lá do Sinai... Tudo simbólico, afirma Dom Emanuel e continua:
“O importante é a vinda do Espírito Santo e a vinda do Espírito Santo faz com que tenhamos a força para a unidade. Os apóstolos falavam e todo mundo entendiam”... É o contrário da Torre de Babel era um povo só e construíram uma torre enorme que queriam que chegasse até o céu, encima do orgulho humano... Babel significa confusão. Ao contrário de Pentecostes que significa comunhão, unidade. Nós estamos celebrando a festa da unidade e então São Lucas narra sob esta perspectiva.
Nós ouvimos no evangelho São João pensando na nova criação. São João descreve a vinda do Espírito Santo no mesmo dia da ressurreição de Jesus. Na manhã, daquele mesmo dia, os apóstolos estavam perdidos...  Jesus chega e os acolhe. Jesus, príncipe da paz, chega e a primeira coisa que ele fala: a paz esteja com vocês! E depois ele repete: a paz esteja com vocês! E ele mostra quem é ele, mostra as chagas em suas mãos. Mostrando que aquele crucificado é o mesmo ressuscitado, e que repete a paz esteja com vocês! Mostrando que a paz é muito importante e quem tem o Espírito Santo vive nesta paz. E esta paz não é uma paz tecnicamente.  Na carta que São Paulo fala mais da alegria é na carta aos Filipenses. São Paulo quando escreve aos filipenses encontrava-se preso, tá na cadeia, e com os pés amarrados, e ele fala da alegria! Ele repete: alegrai-vos, alegrai-vos! Embora estivesse preso. Então nós precisamos desta alegria que vem do interior. A alegria de viver não na carne, mas, no espírito. Isto é a beleza da nossa fé no Espírito Santo de Deus que se apresenta em nós. Todos nós devemos viver na paz. E depois de Jesus desejar a paz aos apóstolos Ele disse: assim como meu Pai me enviou, eu também envio vocês! E todos são discípulos missionários! Todos nós somos discípulos missionários! E a paz que devemos levar em missão, levarmos para o coração do povo.
E aí o que acontece? Jesus sopra... O evangelista quando fala em sopro, está pensando lá em Genesis 2, 7 quando Deus sopra e acontece à criação. E aqui no evangelho Jesus sopra sobre os apóstolos como Deus soprou e criou Adão e Eva. Sopro divino, o Espírito Santo derramado sobre os apóstolos. Jesus sopra sobre os apóstolos recriando-os e dizendo recebei o Espírito Santo de Deus. E depois Jesus dá aos apóstolos a faculdade, que é própria de Deus, de perdoar os pecados: “aqueles a quem vocês perdoarem os pecados, os pecados serão perdoados!” Isto é próprio de Deus! O poder de perdoar os pecados foram dados aos apóstolos para que o passassem aos seus sucessores os padres, os bispos para perdoarem os pecados em nome de Deus. Porque só Deus perdoa! Este entendimento só a Igreja católica tem. Porque entende e respeita esta passagem bíblica e que as outras Igrejas não tem o sacramento do perdão.  
Então por que Jesus deu a faculdade aos apóstolos sabendo que ela morreria com os apóstolos? Será que Jesus deu esta faculdade aos apóstolos para que morressem com eles? Acho que não, disse Dom Emanuel.
O que Jesus queria é que continuasse a tradição da Igreja.  Então aqueles a quem vocês perdoarem os pecados, os pecados serão perdoados.  Porque para que fazer unidade é preciso perdão os pecados. É preciso tirar os ressentimentos do nosso coração, é preciso que sejamos juntos, que as famílias se amem. Que os pais amem os filhos, que os filhos amem seus pais, os esposos se amem. É a unidade. Depois Jesus envia os apóstolos a formarem comunidade. A comunidade é o corpo de Cristo. Cristo é a cabeça da Igreja e nós somos os membros. É mais uma imagem que São Paulo arruma para mostrar a beleza da Igreja. Na Igreja Jesus é a cabeça e nós o corpo. Assim com no nosso corpo a nossa cabeça comanda todos os gestos de nosso corpo assim é na Igreja Jesus está no comando de tudo. Cristo é quem dirige. Se eu pertenço ao corpo de Cristo, eu devo viver nesta unidade. Compreender que há um só Deus, um só Senhor, um só Espírito. Há uma diversidade de dons, mas um só Espírito. Festa de Pentecostes é festa da comunhão, festa da unidade. Pela força do Espírito Santo de Deus que conseguiremos esta unidade. Na liturgia de hoje São Paulo afirma que sem o Espírito Santo de Deus não podemos dizer que Jesus é o Senhor.
Imploremos de Deus o seu Santo Espírito para vivermos nesta unidade, esta comunhão. A alegria da fraternidade cristã reconhecendo que temos um só Deus. E é um só Espírito, um só Senhor. Durante a missa, prestemos atenção em todas as vezes que fala do Espírito Santo. E é Espírito Santo que consagra. O Espírito Santo que nos perdoa, que ressuscita. O Espírito Santo é Deus. Tudo que Jesus fez, fez na força do Espírito que é o Espírito do Pai, o Espírito do Filho. É a terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Então... Lembremos  em todas as vezes que vamos rezar que nosso Deus é uno e trino e que a nossa salvação vem através da morte e sangue de Cristo derramado e depois ressuscitado. Terminemos esta reflexão orando, bem devagarzinho, ao Pai: Em nome do Pai, em nome do Filho e em nome do Espírito Santo. Amém


A paz esteja com você e repete a paz esteja com você!
 Por Sílvia Ambrósio Pereira Müller