FOTO: Cartaz de divulgação do evento
Por Sílvia Ambrósio Pereira Müller – Pascom de Chalé
![]() |
Valdineide, Dona Juracina, Evandro e Amilton. Romeiros da paróquia Nossa Senhora do Amparo de Chalé. |
No domingo (05/06), dia do Meio Ambiente, aconteceu a primeira Romaria das Águas, em Resplendor-MG. Uma organização da Província Eclesiástica de Mariana e as dioceses que estão localizadas ao longo da bacia do Rio Doce (Mariana, Itabira, Coronel Fabriciano, Caratinga, Governador Valadares e Colatina), das Cáritas diocesana, Fórum Permanente em Defesa do Rio Doce, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG),Via Campesina e Comunidades Eclesiais de Base. O tema foi “Bacia do Rio Doce, Nossa Casa Comum” com o lema “Corresponsabilidade de Todos Frente à Vida Ameaçada”.
São corridos sete meses da tragédia ocorrida em Mariana. Uma tragédia socioambiental causada pelo rompimento da barragem de Fundão provocando um mar de lama despejado no Rio Doce.
Neste dia uma multidão se reuniu para pensar naquele dia, debater formas para superar os problemas que perduram até os dias atuais. Solidarizar-se com as vítimas da lama e do descaso das autoridades da Mineradora. Ficamos diante do maior desastre ambiental que o Brasil já viveu por meio da mídia que vez por outra volta ao assunto e divulga os desdobramentos do caso. O mar de lamas que destruiu o Rio Doce, ceifou vidas e esperanças. A Romaria se traduz por uma reclamação de Justiça e por um mundo melhor e mais humanizado.
Da paróquia Nossa Senhora do Amparo de Chalé-MG, diocese de Caratinga, foram 15 romeiros. A Romaria contou também com a participação de diversas paróquias da Igreja Católica de Minas Gerais e Espírito Santo, além de movimentos sociais.
A programação teve início a partir das 7 horas, com um café da manhã, uma grande mesa da partilha para o público.
O local de concentração, o Patronato, um lugar amplo, na entrada da cidade, e com um carro de som mantendo a animação e informando sobre os objetivos do encontro. A partir das 9 horas iniciou a marcha, em romaria, uma jornada de quatro quilômetros à pé, com destino ao Parque de Exposições de Resplendor. Durante a caminhada o carro de som ia promovendo a discussão do tema com cânticos, discursos e em paradas para encenações. A primeira foi encenada pelos jovens de diversas paróquias da Forania de Ipanema, diocese de Caratinga (uma representação do exposto no cartaz de divulgação. Veja a foto acima). Na segunda parada, fincaram ao lado do Rio Doce, uma cruz, representando os mártires e os sofrimentos trazidos com a lama da mineradora, Samarco, Vale e BHP. Na terceira parada, em cima da ponte, os romeiros puderam ver as embarcações com as imagens de Nossa Senhora. E no
quarto momento, várias personalidades, dentre elas o padre João, o deputado federal, debateram formas para superar este momento difícil da bacia do rio Doce após a tragédia em Mariana.
A culminância do evento se deu com a celebração da Santa Missa, ao final da marcha e já no Parque de Exposições de Resplendor-MG. Logo após a missa, foi repartido entre os fieis, sementes de milho e feijão, mais de duas mil mudas de árvores. Aos fieis foi servido um almoço coletivo e por volta das 14horas os romeiros seguiram de volta para suas casas. Foi uma experiência rica de significados. Foi dito que a 2ª Romaria será feita na Diocese de Caratinga, em 2017.
Leia mais em:
A12 Notícias: http://www.a12.com/noticias/detalhes/i-romaria-das-aguas-e-da-terra-da-bacia-do-rio-doce-acontece-em-resplendor-mg.
Diário do Rio Doce: http://www.drd.com.br/news.asp?id=50089800068557710000
Tragédia Anunciada: http://tragedianunciada.mabnacional.org.br/2016/06/09/mab-participa-da-1a-romaria-das-aguas-e-da-terra-da-bacia-do-rio-doce-em-resplendor-mg/
Arquidiocese de Mariana: http://www.arqmariana.com.br/i-romaria-das-aguas-e-da-terra-da-bacia-do-rio-doce-acontece-em-resplendor-mg/
Fotos por Sílvia Ambrósio
Figura 1- Romeiros chegando ao local de concentração, Patronato em Resplendor-MG.
Figura 2- Hora do café e os fieis se preparando para a marcha rumo ao Parque de Exposição passando pelo Centro da cidade.
Figura 3- Cerca de duas mil pessoas presentes na 1ª Romaria das Águas
Figura 4- Estandartes lembrando pessoas que lutaram por um mundo melhor. Cruzes que serão levadas, na marcha, pelos mártires.
Figura 5- Inicio da Romaria
Figura 6- Rio Doce em Resplendor-MG
Figura 7- Mudas e sementes diante do altar e partilhada com os romeiros ao final da missa.
Figura 8- Sementes de milho e feijão
Figura 9- Adesivos distribuídos aos romeiros.