Padre Ronaldo anuncia sua saída da paróquia...


Ao final da reunião do CPP de hoje, 21 de janeiro de 2012, na paróquia Nossa Senhora do Amparo de Chalé-MG, o padre Ronaldo Patrício de Freitas fez um comunicado de sua saída da paróquia. Os participantes da reunião exclamaram: aaahhh! huuumm! num tom de surpresa com a notícia, pois esperava-se que o padre Ronaldo ficasse, aqui em Chalé, por mais um ano.
Padre Ronaldo prosseguiu com o comunicado: "... eu quase nem almocei hoje, pensando como eu daria esta notícia a vocês. Vou justificar a vocês como é a situação, é a seguinte: Dom Emanuel esteve ali em Lajinha, no dia 18 de novembro, e nós conversamos sobre a situação da paróquia. Em reunião com o pessoal de lá, eles pediram para não deixar o padre sair... Depois o bispo se reuniu comigo e disse que faria umas 18 mudanças na diocese, mas que eu ficaria por mais um ano, em Lajinha. Ele mandaria um seminarista para  que ficasse comigo... Mas...
 segunda-feira, próxima passada, ele me chamou, em Caratinga, para uma reunião com teor de surpresa"... resultado: "eu estou me desligando da paróquia de Chalé e também de Lajinha".
Os participantes do CPP, interrompem o padre, fazendo elogios e alguém disse "tudo que é bom dura pouco", um outro disse "mas o trabalho que o Senhor fará no Seminário, com certeza , será muito bom também, e sobretudo vai preparar novos padres para a nossa paróquia e as outras de nossa diocese".

O padre Ronaldo continuou deixando claro as razões de Dom Emanuel: "eu não ia sair, tanto é que ele ia mandar um seminarista para ajudar-me, estava tudo certo que ia continuar... Mas aí surgiu uma necessidade, uma mudança no Seminário. Eu estou indo para uma missão... estou indo para o Seminário. Havia um pensamento rondando, uns diziam o padre Ronaldo vai ser reitor, outros diziam  padre vai ser diretor espiritual... eu, porém, nunca fui padre pensando em uma escala. Eu pensei ser um padre simples como eu sou, e um padre dedicado como eu sou. Nada mais do que isso. Mas...aí fui pego de surpresa... O Pe. Denilson, diretor espiritual de lá, apresentou um problema de saúde,  na tireóide".
E Dom Emanuel argumentou com o padre Ronaldo que ele é o único candidato a substituí-lo. Padre Ronaldo, aceita o novo desafio. Ele deixa a paróquia não hoje. Dia 4 de fevereiro, ele deve estar no seminário, para receber os seminaristas e continuará rezando as missas aos domingos, até que seja nomeado um pároco para as paróquias de Chalé e Lajinha... Um tempo para que o bispo diocesano faça as dezoito mudanças que pretende fazer.
Não se sabe, quem vai ou quem fica, nem se Chalé será  ou não contemplado com um pároco. Ou se continuará sendo assistido por um Administrador paroquial.
Encerrando sua fala padre Ronaldo disse que "não é fácil, mas a gente está a serviço. A gente faz o voto de obediência... mas quando chega a hora de mudança... quando temos que sair, de uma paróquia para outra, já não é fácil! Imagina sair da paróquia e ir para o Seminário? Onde não terei mais o contato com o povo, como tenho aqui, e, em Lajinha! Não é fácil! Mas é a minha missão... Faz parte da vida, eu não estava esperando por isso, nem pensando nisso... tinha outros planos... mas os planos mudaram, estão precisando de mim, e respondi que eu vou. Gostaria que continuassem com o trabalho de vocês... Vou embora com a sensação que estou em dívida com vocês, não dei conta de atender as duas paróquias como deveria ser"...
Os participantes interagiram novamente com o padre enaltecendo toda a caminhada que ele fez junto à nossa paróquia, demonstrando sempre muita dedicação, responsabilidade e espiritualidade. São marcas que nos deixará como legado.
Vamos rezar, agradecer a Deus por mais esta oportunidade, para que possamos buscar nos ensinamentos da Igreja, a força para nos transformamos em verdadeiros cristãos, disse padre Ronaldo encerrando a reunião.

Queremos dizer ao padre Ronaldo:
Muito obrigado/a! e que Deus o acompanhe e que sejas muito feliz, na sua nova missão!  E em suas orações lembre-se sempre dos paroquianos de Nossa Senhora do Amparo de Chalé.

site em construção