Festa de encerramento da peregrinação da cruz na forania de Ipanema

 
 Momentos antes da celebração eucarística


Padre Agnel Martins Alves, coordenador da juventude nesta forania, à esquerda, e o assessor diocesano do setor juventude e pároco de Iapu, padre Moacir Ramos Nogueira, à direita.

Foi no dia 26 de janeiro de 2013, em Conceição de Ipanema que os jovens representantes das diversas paróquias da Forania de Ipanema se reuniram para celebrarem a missa  de envio dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a cruz e a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para a Forania de Manhuaçu.  A missa foi presidida pelo padre Moacir e Concelebrada por padre Agnel, da paróquia de Chalé, padre João Batista, da paróquia anfitriã, e o padre ...... nascido em Conceição de Ipanema e que atualmente exerce seu ministério sacerdotal no Espírito Santo.

Homilia

Padre Moacir relata as cidades e paróquias por onde so símbolos da JMJ passaram antes de chegar à Forania de Ipanema:
Tarumirim, Dom Cavati, São Domingos das Flores, Ubaporanga, Imbé de Minas. Depois veio para a Forania de Ipanema e agora seguirão para a Forania de Manhuaçu, disse o padre. E acrescentou: "como é importante verificar o que acontecem por onde passam a cruz e o ícone de Nossa Sénhora: invocações, a motivação que estes símbolos suscitam em cada fiel. De fato são pessoas que veem para agradecer o dom da vida e a caminhada de fé de nossos jovens, São várias comunidades que se mobilizam para o grande encontro de jovens de nossa diocese que acontecerá em junho. Com a presença dos jovens, com a presença das famílias para que de fato celebremos este Ano da Fé, com muita motivação, com muita empolgação. Onde estivermos será que ainda existe fé? Será que a cruz e o que ela significa ainda tem espaço em nossas vidas? Às vezes queremos a todo instante fugir do sofrimento, fugir da dor, fugir de tudo que causa escândalo na nossa vida. O que significa a cruz de Cristo presente de nossos corações? A cruz fala alguma coisa para os jovens nas comunidades por onde Ela passa ou passou? Será que a cruz deixa algum recado para os jovens? E olhando também para o ícone de Nossa Senhora? Olhando para a presença de Maria no coração de nossa igreja, Será que Maria tem lugar em nossa vida? Será que ela tem lugar no coração de nossos jovens? De nossas comunidades? Qual o lugar que Maria ocupa na minha vida, na sua vida, na vida de tantos jovens? Qual deve ser o símbolo de nossa fé? Será que ainda temos admiração por estes símbolos de nossa fé? Será que ainda temos respeito e devoção pela virgem mãe de Deus e nossa? Por isso acreditamos que na peregrinação destes símbolos, a cruz e a imagem de Nossa Senhora, possa suscitar mais motivação para aumentar a fé em Jesus Cristo. É importante pensarmos neste momento: quantas pessoas já pararam diantes deste símbolos, que estão aqui conosco, neste momento. Quantas pessoas diante deles colocaram as suas orações de pedidos, de agradecimentos de invocação. È um momento único e singular de nossa fé. E aprofundando nesta reflexão: será que estamos dispostos a passar a dor de Cristo? Estamos de fato motivados a darmos testemunhas de nossa fé? A cruz é um sinal, sinal de redenção, de salvação. Jesus teve momentos de tristezas, dor, mas, em nenhum momento ele abandonou a cruz. Quando nos deparamos com estes símbolos o que de fato eles suscitam em nós? Podemos concluir que por onde passou estes símbolos muita coisa mudou nas paróquias, comunidades pois, muitas vezes não importa a chegada e sim o caminho que percorremos.

Mensagem de autoajuda

"Dois irmãos decidiram cavar um buraco bem profundo atrás de sua casa.
Enquanto estavam trabalhando, dois outros meninos pararam por perto para observar.
- O que vocês estão fazendo? – perguntou um dos visitantes.
- Nós estamos cavando um buraco para sair do outro lado da terra! – um dos irmãos respondeu entusiasmado.
Os outros meninos começaram a rir, dizendo aos irmãos que cavar um buraco que atravessasse toda a terra era impossível.
Após um longo silêncio, um dos escavadores pegou um frasco completamente cheio de pequenos insetos e pedras valiosas. Ele removeu a tampa e mostrou o maravilhoso conteúdo aos visitantes gozadores. Então ele disse confiante:
- Mesmo que nós não cavemos por completo a terra, olha o que nós encontramos ao longo do caminho!
Seu objetivo era por demais ambicioso, mas fez com que escavassem. E é para isso que servem os objetivos: fazer com que nos movamos em direção de nossas escolhas, ou seja começarmos a escavar!
Mas nem todo objetivo será alcançado inteiramente. Nem todo trabalho terminará com sucesso. Nem todo relacionamento resistirá. Nem todo amor durará. Nem todo esforço será completo. Nem todo sonho será realizado.
Mas quando você não atingir o seu alvo, talvez você possa dizer,
- Sim, mas vejam o que eu encontrei ao longo do caminho! Vejam as coisas maravilhosas que surgiram em minha vida porque eu tentei fazer algo!
É no trabalho de escavar que a vida é vivida.
E, afinal, é a alegria da viagem que realmente importa!" (Referência: http://mensagensdiarias.com.br/cavando-um-buraco/ Acesso em 29 jan 2013)

AVISOS
Padre Moacir relata a programação da JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE
  • A programação da I Jornada Diocesana da Juventude, marcada para os dias 8 e 9 de junho em Caratinga e da semana missionária, prevista para antes da JMJ entre os dias 14 a 21 de julho em todas as paróquias da diocese.
  • A mobilização da diocese para a Jornada Mundial da Juventude, acontece de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. 
  • Ficou decidido que as caravanas deverão se organizarem por paróquias ou foranias, de modo que mais jovens possam participar da JMJ. As inscrições podem ser feitas de modo coletivo pelo site do evento (www.rio2013.com).
  • Padre Moacir destacou duas novidades: a primeira é que o setor juventude conta agora com uma equipe para estudos nas paróquias e foranias. “Caso alguma paróquia precise, é só entrar em contato comigo que agendaremos”, afirma. “A segunda é que agora também temos uma equipe para trabalhar a música no setor juventude. A ideia é organizar um festival de música sacra em 2014”, conta. E apresentou o responsável pelo festival, um psicólogo de Mutum, presente na missa.
  • O setor juventude volta a se reunir dia 17 de fevereiro, também em Iapu, de 11h às 16h. 
Foto histórica - Ao final da missa, padre Moacir convoca os jovens presentes na celebração para uma foto deste momento ímpar da Forania de Ipanema e para a sua juventude.