Domingo 24 de março, às 18h, os fiéis da paróquia Nossa Senhora do Amparo se concentraram na EE Manoel F. Pereira Alvim para a procissão de Ramos. Foi a abertura oficial da semana santa em Chalé-MG. Lembramos a entrada de Jesus em Jerusalém. Confira a programação.
Da esquerda para direita: as ministras Luciene e Isabel. O seminarista Sebastião, o padre Agnel. A acólita: Grécia e os coroinhas: Maria Vitória e Vinícius. As acólitas Rute e Gabriela. |
Assembleia do rito inicial, no domingo de Ramos, no pátio da EE Manoel F.P. Alvim. 24 de amarço de 2013. Foto por: Júlia Balmant |
Acolhida e Exortação
O padre Agnel Martins Alves acolheu os fieis e visitantes, e explicou que o ambiente escolar, escolhido para a abertura da semana santa em Chalé, por ser o lugar onde os jovens passam grande parte de seu tempo. E este ano, a igreja convida à reflexão sobre a Juventude e a Fraternidade na CF 2013. Há uma preocupação em acolher os jovens em seus anseios e apoiá-los em seus projetos e protagonismo.
Padre Agnel apresentou à assembleia o seminarista Sebastião que cursa o segundo ano de Teologia no Seminário Diocesano de Caratinga. Sebastião é de Vilanova/Manhuaçu-MG, onde atualmente o padre Raimundo Turíbio reside.´Sebastião fez a homilia antes da procissão, explicando os sinais que utilizamos nesta cerimonia para a nossa fé.
Procissão: O padre convida o povo para, em procissão, irem até a matriz e terminarem a celebração eucarística do domingo de Ramos.
Foi uma bonita concentração de fieis, todos em marcha, cantavam louvores com muita fé.
Procissão: O padre convida o povo para, em procissão, irem até a matriz e terminarem a celebração eucarística do domingo de Ramos.
Foi uma bonita concentração de fieis, todos em marcha, cantavam louvores com muita fé.
Início da celebração do Domingo de Ramos. Homilia na matriz |
Padre Agnel, na matriz, acolhe os catecúmenos para mais um ritual na preparção para o batismo e primeira Eucaristia. |
No domingo de Ramos, o padre Agnel nos exorta a seguir os passos de Jesus, que entra de forma triunfal em Jerusalém. Vamos acompanhar a sua trajetória até a cruz, seu sofrimento, seus ensinamentos. Viver e reviver as tristezas, mas, sobretudo a alegria da ressurreição.
Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele que veio a nós como rei humilde e servidor.
A semana santa é, portanto, o centro do grande acontecimento de nossa fé.
Mais fotos: veja no facebook da PASCOM.