Domingo de Ramos e Paixão do Senhor: 24 de março de 2013

Domingo 24 de março, às 18h, os fiéis da paróquia Nossa Senhora do Amparo se concentraram na EE Manoel F. Pereira Alvim para a procissão de Ramos. Foi a abertura oficial da semana santa em Chalé-MG. Lembramos a entrada de Jesus em Jerusalém. Confira a programação.

Da esquerda para direita: as ministras Luciene e Isabel. O seminarista Sebastião, o padre Agnel. A acólita: Grécia e os coroinhas: Maria Vitória e Vinícius. As acólitas Rute e Gabriela.

Assembleia do rito inicial, no domingo de Ramos, no pátio da EE Manoel F.P. Alvim. 24 de amarço de 2013. Foto por: Júlia Balmant
Acolhida e Exortação
O padre Agnel Martins Alves acolheu os fieis e visitantes, e explicou que o ambiente escolar, escolhido para a abertura da semana santa em Chalé, por ser o lugar onde os jovens passam grande parte de seu tempo. E este ano, a igreja convida à reflexão sobre a Juventude e a Fraternidade na CF 2013. Há uma preocupação em acolher os jovens em seus anseios e apoiá-los em seus projetos e protagonismo.
Padre Agnel apresentou à assembleia o seminarista Sebastião que cursa o segundo ano de Teologia no Seminário Diocesano de Caratinga. Sebastião é de Vilanova/Manhuaçu-MG, onde atualmente o padre Raimundo Turíbio reside.´Sebastião fez a homilia antes da procissão, explicando os sinais que utilizamos nesta cerimonia para a nossa fé.
Procissão: O padre convida o povo para, em procissão, irem até a matriz e terminarem a celebração eucarística do domingo de Ramos.
Foi uma bonita concentração de fieis, todos em marcha, cantavam louvores com muita fé.

Início da celebração do Domingo de Ramos.



Homilia na matriz

Padre Agnel, na matriz, acolhe os catecúmenos para mais um ritual na preparção para o batismo e primeira Eucaristia.






















No domingo de Ramos, o padre Agnel nos exorta a seguir os passos de Jesus, que entra de forma triunfal em Jerusalém. Vamos acompanhar a sua trajetória até a cruz, seu sofrimento, seus ensinamentos. Viver e reviver as tristezas, mas, sobretudo a alegria da ressurreição.
Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele que veio a nós como rei humilde e servidor.
A semana santa é, portanto, o centro do grande acontecimento de nossa fé.

Mais fotos: veja no facebook da PASCOM.