Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Chalé-MG visita Caratinga no domingo (15)

Brasão do centenário da diocese de Caratinga
Dentro da programação das comemorações do centenário da diocese de Caratinga, cerca de 300 fiéis da paróquia de Chalé fizeram a peregrinação à Catedral de São João Batista, em Caratinga.
A romaria aconteceu no domingo, 15 de março de 2015, e contou com a participação de centenas de pessoas. O roteiro contou com a visita ao Seminário Diocesano e ao Santuário de Adoração, ambos em Caratinga. Os peregrinos participaram da celebração eucarística, às 9 horas, na Catedral de São João Batista. 

História da diocese - (veja no portal da diocese a história completa) segue trechos:
A Diocese de Caratinga localiza-se no leste do Estado de Minas Gerais, nas regiões chamadas Zona da Mata e Zona do Rio Doce, fazendo divisas com os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Limita-se ao Norte com a Diocese de Governador Valadares (MG); ao Sul, com Leopoldina (MG) e Campos (RJ); a Leste com Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Arquidiocese de Vitória (ES); e, a oeste, com Itabira-Fabriciano (MG) e Arquidiocese de Mariana (MG).
O povoamento da região da Diocese de Caratinga se deu na segunda metade do século XIX, iniciando-se pela parte sul, onde se situam as paróquias de Tombos (1852), São Francisco do Glória (1858) e Carangola (1866). Depois, vieram as paróquias da parte central: Santa Margarida (1866), Manhuaçu (1875) e Simonésia (1877). A região do extremo norte, às margens do Rio Doce, era ainda habitada por tribos indígenas, os ferozes botocudos e, ao centro, os mansos puris. A região da cidade de Caratinga teve seu povoamento iniciado em 1841, passando-se a Paróquia em 1873 e, a cidade, em 1892.
A Diocese de Caratinga foi criada pela Bula do Papa Bento XV, Pastorale Romani Pontificis Officium, de 10 de dezembro de 1915, toda ela desmembrada da Arquidiocese de Mariana. Foi instalada aos 7 de março de 1920, com a posse de seu primeiro Bispo Diocesano.

Bispos Diocesanos de Caratinga

1. Dom Carloto Fernandes da Silva Távora, nascido em Jaguaribe-Mirim, Ceará, a 18/12/1863, 
2. Dom José Maria Parreira Lara, nascido em Rezende Costa, Minas Gerais, a 3/6/1885, ordenado presbítero a 18/4/1911, ordenado bispo a 11/2/1925, dirigiu a Diocese de 6/1/1935.
3. Dom João Batista Cavati, CM, nascido em Todos os Santos, Espírito Santo, a 5/5/1892.
4. Dom José Eugênio Corrêa, nascido em Lima Duarte, Minas Gerais, a 30/5/1914. 
5. Dom Hélio Gonçalves Heleno, nasceu a 18/5/1935, em Cipotânea, MG. 
6 – Dom Emanuel Messias de Oliveira. Em 16 de fevereiro de 2011, o Sumo Pontífice, Bento XVI, aceitou a renúncia de dom Hélio e nomeou seu sucessor, dom Emanuel Messias de Oliveira, até então bispo de Guanhães (MG). Dom Emanuel assumiu a diocese em 20 de maio de 2011. 

Organização Administrativa - de acordo com o site Wikipédia
As Paróquias se sustentam bem, com a participação de todos os fiéis, principalmente com a introdução do sistema do Dízimo.
A diocese  compreende 52 paróquias distribuídas em 6 foranias:
  1.  de Caratinga compreende um total de 13 paróquias.
  2. de Inhapim compreende um total de 11 paróquias.
  3. de Ipanema compreende um total de 7 paróquias (a qual pertencemos):
  • Santo Antônio de Pádua - Ipanema;
  • Santo Antônio de Pádua - Distrito de Santo Antônio do Manhuaçu - Caratinga;
  • Nossa Senhora da Penha - Pocrane;
  • Nossa Senhora da Conceição - Conceição de Ipanema;
  • Nossa Senhora de Nazaré - Lajinha;
  • Nossa Senhora do Amparo - Chalé;
  • São Manoel - Mutum.
4. de Manhuaçu compreende um total de 8 paróquias.
5. de Santa Margarida3 compreende um total de 6 paróquias.
6. de Carangola compreende um total de 7 paróquias.
Dentro desse conjunto existem 735 igrejas filiais ou capelas, 884 Comunidades Eclesiais de Base (149 urbanas e 735 rurais, com 4.892 Grupos de Reflexão, e 1.161 núcleos de catequese).4 5

Organização pastoral
A diocese atua com as seguintes pastorais: Pastoral Familiar, da Criança, da Juventude, Catequética, da Educação Religiosa, da Liturgia, Vocacional, das CEBs, e da Comunicação. Os movimentos e associações leigas presentes são: Sociedade de São Vicente de Paulo, Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus, Legião de Mariae Renovação Carismática Católica (RCC).

O setor vocacional conta com seminários: Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário (Caratinga), Seminário Propedêutico São José (Ubaporanga), Seminário Apostólico Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (Manhumirim) e Seminário Nossa Senhora do Carmo (Caratinga).

Os institutos religiosos na diocese são: a Congregação do Santíssimo Sacramento, Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, Ordem dos Irmãos Carmelitas Descalços.

Na cidade de Dom Cavati, localiza-se a sede do movimento de maior expressão: o MOBOM

Portanto celebrar os 100 anos de Diocese é agradecer a Deus, os discípulos missionários de Jesus, nas diversas funções da Igreja e que aqui exerceram as suas missões.

Parabéns a todos!
Parabéns à paróquia de Chalé que vem cumprindo sua missão, nas celebrações de festividades do centenário diocesano!