Veja o site do CPP: http://www.cpp.com.br/Pentecostes_2015
Em Chalé, na matriz da paróquia Nossa Senhora do Amparo, há vários anos, reza-se a novena de Pentecostes. Neste ano acontece no período de 15 a 23 de maio. O papa Francisco no documento, a Alegria do Evangelho, convida aos fieis, a reanimar a fé, principalmente pelas orações. A novena é um instrumento de oração em comunidade. E ao voltar-se para casa, para o trabalho levem-se esta alegria numa ação da Igreja em saída. O mundo precisa da ação do Espírito Santo.
A Novena dirigida pelo pároco, padre Agnel Martins Alves, é uma edição do Centro de Pastoral Popular – CPP da Scala Editora de Goiânia-GO. O livreto bem preparado pelos Missionários Redentoristas apresenta um roteiro de oração e textos, que segundo eles, o Espírito Santo esteve presente com Deus Pai na criação do mundo, na caminhada do povo de Deus construindo a história, na gestação do Filho e deu à luz a Igreja, continua a sustentá-la enriquecendo-a com dons e os mais diversos carismas.
A Novena ajuda nossa comunidade a rezar fundamentado na ação do Espírito Santo na Igreja. É uma ótima oportunidade para reacender a chama que ilumina a fé cristã.
No primeiro encontro com o tema, O Espírito Santo na criação.
Deus criou o mundo e colocou homens e mulheres para cuidar da sua criação. A experiência com o espírito santo faz restaurar a Justiça do Reino da vida. Aceitamos os dons e seremos mais felizes. Cuidar da vida e da natureza em harmonia com Deus. A alegria de Deus depois que viu que tudo era bom na sua criação.
2º encontro a reflexão sobre o dom da sabedoria como dádiva de Deus acolhido por nós. Este dom nos ensina que ser sábio é diferente de ter conhecimento para esse mundo.
No 3º encontro estudaremos sobre o dom do entendimento. O dom da inteligência concedido a nós pelo Espírito Santo. Este dom nos possibilita aprofundar mais nos mistérios divinos e a vivê-los mais coerentemente.
No 4º encontro a reflexão foi sobre o dom do conselho.
Como todos os outros dons, o conselho é um tesouro para a comunidade cristã. Através desse dom podemos escutar a voz de Deus por meio dos irmãos, Para o papa Francisco: "É um grande dom poder contar com homens e mulheres que nos ajudam a conhecer a vontade de Deus em nossa vida"!
No 5º encontro o dom da fortaleza. Conhecido também como o dom da coragem que nos ajuda sempre a nos mantermos fieis quando somos deafiados por forças contrárias...