Candidatos às eleições 2012 se reúnem, em Chalé, para discutirem Fé e Política


Candidatos a prefeito, Júlio e Elmir, e a vereadores de todas as coligações num momento de formação e fortalecimeto da democracia em Chalé-MG
 ELEIÇÃO 2012


Um encontro memorável entre os candidatos, a prefeito e vereadores, de Chalé, aconteceu hoje, no salão paroquial, das 7h30 às 14h. O convite foi feito pelo pároco Agnel Martins Alves, em conjunto com a Pastoral Social, cujo objetivo foi dar suporte aos candidatos e esclarecimentos dos direitos e deveres que cada um assumirá ao tomar posse do cargo em 1º de janeiro de 2013. Ao todo participaram 42 pessoas entre candidatos, palestristas e lideranças das comunidades da paróquia.
Também foi colocado em foco:

A fé e a política,

duas dimensões de um cristão consciente por Alípio Jacinto Costa, missionário sacramentino da ordem de Manhumirim e trabalha com a Boa Nova há mais de 40 anos.
Alípio Jacinto da Costa e padre Agnel Martins Alves

A palestra de Alípio mostrou uma conexão entre fé que todo cristão tem e  procura fazer o bem comum, que por definição é de política que se fala. Uma conexão perfeita para aqueles que utilizam dos cargos que investem através de uma eleição, e portanto, com o apoio de uma população. A fé, no entanto, não se separa da política. A igreja não tem partido e não investe em campanha a favor de nehum candidato. Apenas utiliza-se da obrigação de fazer a Boa Nova acontecer entre nós, mostrando-nos que o Paraíso está aqui se a nós é proporcionado uma boa qualidade de vida, quando nos é assegurado os nossos direitos na fatia do bolo: "fundo de participação".
Leia mais...

O almoço foi servido às 11h15.

Mais um exemplo de união entre forças que diferem nas ideias e não na convivência entre os pares. São 42 participantes entre candidatos, palestrantes e lideranças da comunidade católica de Chalé.

A política: direitos e deveres

Luiz Amorim, Agnel Martins Alves e Henrique César Oliveira
A palestra foi proferida por Luiz Amorim, advogado da cidade de Manhuaçu, que esclareceu sobre as constituições, federal e estadual, e Lei Orgânica do Município. O Art. 2º da CF fala dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário e independentes entre si. O juiz de direito e o prefeito estão dentro do mesmo patamar de independência e poder. O Art. 29 quem é candidato deve conhecer este artigo e outros. Constituiçao Estadual e Lei Orgânica do Município elas estão embasadas dentro da Lei maior que é a base de todas as outras. A CF e CE, todos devem ler e conhecer e não precisa sabe de cor, pois, nenhum operador de direito sabe as leis de cor. Nós temos que ler as leis e interpretar de acordo com as orientações da Justiça e seus Supremos. Nem sempre o que eles decidem é o que concordamos, mas obedecemos. Um dos pilares da democracia, a maioria respeitar o que foi determnindo nas regras da sociedade, através das leis. Quem é candidato deve conhecer a Lei Orgânica e os regimento interno das Câmaras com os direitos e deveres dos vereadores no exercícios de suas funções. Democracia: o dever de respeitar o ourtro nas suas opiniões.  Leia mais...

A Polícia Militar esteve presente no encontro
Foi o sargento Ferreira da Polícia Militar, que fez as considerações finais do encontro falando dos conflitos sociais e de como as autoridades políticas e religiosas podem ajudar na segurança e paz social. Nenhuma autoridade, instituição faz alguma coisa isolado. O sucesso nas ações e empreendimentos é uma ação conjunta entre o poder e a população. Segundo o sargento a polícia militar conta com a boa vontade de cada cidadão e de cada autoridade aqui representada para que a paz esteja sempre entre os chaleenses.  Elogiou a conduta dos dois cadidatos nesta campanha e desejou a todos boa sorte!


Finalizando
Padre Agnel agradeceu a presença de todos, rezou e abençoou cada participante do encontro: os candiatos ao executivo e legislativo nas eleições 2012.